Manteiga, creme de leite e nata - Diferenças (+buttermilk)

Recentemente estive pensando... Por que não fazemos nossa manteiga? Por que temos a impressão de que fazer manteiga é complicado e faz muita bagunça? Então fui procurar mais sobre receitas de manteiga e vi que é mais fácil do que eu imaginava. Além de ser mais fácil ainda entender a diferença entre os cremes de leite e a nata (que particularmente nunca usei). Por que sempre que vou fazer uma receita fico imaginando por que não usar o outro creme de leite, e qual é o melhor para cada receita... Então vamos lá...

Para começar acho que podíamos falar um pouco sobre a diferença de usar creme de leite de latinha, de caixinha e fresco e também da nata.


Figura 1: cotton candy unicorn llama is god



A diferença é simples: a nata tem mais gordura do que o creme de leite de latinha e o creme de leite fresco, que subsequentemente tem mais gordura do que o creme de leite de caixinha.

Nata > creme de leite fresco >/= creme de leite de latinha > creme de leite de caixinha.



A nata possui cerca de 50% de gordura, enquanto o creme de leite fresco (e de latinha) possui 30-35%. O creme de leite de caixinha possui por volta de 20% de gordura. Apesar de já ter comprado creme de leite de lata com indicação de 20% de gordura apenas... Mas daí é só ir checando na embalagem, okay? ;)
Todos eles possuem em sua composição: água, ar, proteína do leite e açúcar.


Aqui está um vídeo do youtube que explica direitinho isso e de onde eu tirei esses valores. E vale a pena checar o canal deles, que chama Banquete. É um canal de receitas mais caseiras e diferentes do comum (ou pelo menos receitas mais difíceis de achar). Adoro o canal também porque eles explicam de uma maneira diferente, em forma de depoimentos, enfim, olhem lá. hehe ;)


Figura 2: llama EIN?


Receita de creme de leite FRESCO caseiro


Ingredientes:


500 ml de leite tipo A ou B (aqueles de saquinho)
1 gema passada pela peneira
200 g de manteiga ou margarina sem sal em temperatura ambiente
200 g de gordura vegetal hidrogenada

Modo de preparo:

Em uma panela misture a gema peneirada e o leite, aqueça bastante com o fogo baixo para que não cozinhe a gema, mas sem que a mistura ferva.



Desligue o fogo e acrescente os outros dois ingredientes. Assim que a gordura e a manteiga derreterem completamente.


Bata ainda quente por três minutos no liquidificador.


E basicamente já está pronto, só transfira para um pote que não seja de inox ou alumínio e deixe na geladeira por 24 horas.




A mistura pode parecer meio rala no começo, mas depois do dia passado na geladeira fica com uma consistência ótima.

0,5 L de leite tipo A ou B rende 1 L de creme de leite fresco!

Foi daqui que retirei esta receita de creme de leite fresco. Escolhi esta porque não usa muitos ingredientes, e também não usa leite em pó.


Receita de manteiga caseira


Ingredientes


500 ml de creme de leite fresco
Sal (opcional)


Modo de preparo


Bata por aproximadamente 5 minutos em uma batedeira. E está pronto! (Se estiver afim de bater com um fouet vá em frente, dá certo também, mas demora uns bons minutos, acho que cerca de 30 minutos, mais ou menos).

A mistura vai passar de um creme de leite fresco consistente para um chantilly e quando parece que vai dar errado a mistura se separa e vira manteiga de um lado e buttermilk do outro. Esse buttermilk nada mais é do que um creme de leite com gosto de manteiga, ou traduzindo literalmente um "leite de manteiga", é muito saboroso e veremos receitas com ele mais adiante!



 Manteiga caseira

Buttermilk 

Assim como no vídeo do banquete, tentei tirar a mistura que virou manteiga e espremer com um pano de prato limpo, mas achei ineficaz e o pano fica muito melecado depois, então deixei a mistura por umas duas horas, mais ou menos, em uma peneira com um pote em baixo dentro da geladeira. O pote recolheu todo o buttermilk e a manteiga já ficou mais consistente.

Foi daqui  que eu tirei a receita de manteiga, e também tem alguns outros métodos de bater essa manteiga.

Essa receita eu testei com creme de leite fresco comprado e com o caseiro também. Os dois deram certo e ficaram muito gostosos! Vale a pena tentar, já que não é em todo supermercado que achamos creme de leite fresco, e quando achamos, não é muito barato. Aqui está a alternativa.

Não deu para pesar a manteiga pronta, mas essa receita com 0,5 L de creme de leite fresco rendeu mais ou menos 1 xícara de manteiga.


E aí, gostou do post? Espero que gostem e compartilhem com os amigos! :) Até mais.

5 comentários:

  1. A nata tem quase 50% de gordura mesmo. Mas o creme de leite fresco (ou chamado também de pasteurizado) e o de lata não têm a mesma quantidade de gordura: o 1º tem cerca de 35% de gordura e o 2º, de 20 a 25%. Atualmente, o creme de leite de caixinha tem menos ainda: normalmente 17%. Quanto à composição em geral, vale lembrar que o "açúcar" citado no texto seria, na verdade, a lactose (o carboidrato do leite), mas cuja quantidade nos cremes de leite é virtualmente nula (tanto é que nas tabelas nutricionais encontra-se a indicação de carboidrato sendo 0%)

    ResponderExcluir
  2. Vc escreveu "Todos eles possuem em sua composição: água, ar, proteína do leite e açúcar."
    Várias marcar declaram carboidatro zero, algumas com proteína zero ou no máximo 4%. Mas creme de leite vir com açúcar??? De onde vc tirou isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lactose é açúcar. Portanto, o leite tem, sim, açúcar. Não tem adição de açúcar, mas tem lactose.

      Excluir

Siga o Gastromundo por aí


Agradeço pela visita! Espero que tenha gostado. Volte sempre e indique para seus amigos! :)

Encontre no Gastromundo

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!