Pudim de Laranja

Isso mesmo, você não leu errado, essa receita é uma outra versão do pudim mais querido do Brasil: o pudim de leite condensado. Se você gosta de cítricos e de pudim, essa receita não tem como não ficar deliciosa!

Ingredientes
1 lata de leite condensado (395 g)
200 ml de leite
200 ml de suco natural de laranja
3 ovos
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
Raspas de laranja (de 1 ou 2 laranjas já tá bom, mas pode colocar quanto você quiser)

Modo de preparo

Em um liquidificador (ou com um fouet) bata o leite condensado, o leite, o suco natural de laranja e os ovos. Misture as raspas da laranja (mas sem bater).
Na própria forma que irá colocar a massa do pudim, coloque o açúcar com algumas colheres da água, e deixe em fogo baixo até caramelizar. Assim que a calda ficar de uma cor âmbar (cor de caramelo) jogue o restante da água com cuidado e deixe até que a calda esteja derretida novamente.
Assim que a calda estiver pronta, coloque a massa do pudim na forma.
Coloque para assar em banho-maria* em forno pré-aquecido a 180 graus Celsius por aproximadamente 40 minutos, ou até que coloque um palitinho e ele saia limpo.

Depois de pronto, deixe que esfrie em temperatura ambiente. Coloque na geladeira por 1 hora (aproximadamente) e para desinformar aqueça uma panela com água, coloque a forma por um ou dois minutos em cima dessa água bem quente, tire e vire em um prato um pouco mais largo. Se necessário ajude o pudim a soltar passando uma faca nas bordas e no meio.

É, eu fui com muita sede ao pote e tentei desinformar antes da hora, por isso ele ficou feioso assim, mas quem liga, ele tava uma delícia mesmo assim! Todo mundo comeu.

*Seu pudim merece esse banho!
- O banho-maria nada mais é do que uma forma com água em baixo da forma principal onde está o pudim. Para facilitar a vida coloque primeiro a forma sem água no forno, acrescente a água com alguma caneca ou jarra, e depois coloque a forma do pudim centralizada.
- O banho-maria permite que o pudim seja assado com maior delicadeza, já que sua massa é bem delicada.
- Você também pode colocar um papel alumínio em cima da forma do pudim, assim ele não doura a parte de cima (que depois fica pra baixo mesmo), mas se você não liga muito pra isso pode fazer sem.


Dicas para a calda:
- A calda de açúcar pode ser difícil de fazer, então faça com calma. Se achar que vai queimar tire a forma do fogo e espere um pouco até voltá-la para o calor.
- Nunca mexa com uma colher, se achar necessário, mexa apenas a forma ou a panela que estiver fazendo.
- Se começar a cristalizar o açúcar pegue uma colher ou um pincel de cozinha e jogue algumas gotas de água nas bordas da panela ou da forma.
- Lembre-se: se tudo estiver dando errado a calda ainda pode ser salva! Coloque mais açúcar ou mais água de acordo com a necessidade, ou até mesmo tire os pedaços cristalizados do açúcar antes que eles "contaminem" o resto da calda.

Essas dicas são assim porque eu sempre erro alguma coisa nas minhas caldas, mas no final dá tudo certo!
Gostou dessa receita? Devo admitir que achava que o gosto da laranja nem ia aparecer muito, mas no final ficou super com o gosto e uma delícia! Não sei como posso viver sem esse pudim agora!

Se curtiu, compartilhe com os amigos! Até a próxima. ;)

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Siga o Gastromundo por aí


Agradeço pela visita! Espero que tenha gostado. Volte sempre e indique para seus amigos! :)

Encontre no Gastromundo

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!