18 Tipos de facas de cozinha que você deve conhecer e mais dicas imperdíveis!

Se você tem dúvidas de como escolher a melhor faca para o que você está usando, hoje teremos um guia básico sobre facas.


Lâminas
Aço carbono: aceitam melhor a afiação mas perdem o fio mais rápido; perdem a cor quando em contato com alimentos ácidos; o metal é frágil e pode se quebrar facilmente sob pressão.
Aço inoxidável: bem mais forte que o aço carbono; não perde a cor, não enferruja, e apesar de ser mais difícil de se obter uma boa afiação, uma vez obtida dura mais do que a de aço carbono.
Aço inoxidável de alto carbono: material mais utilizado nas lâminas, combina as vantagens do aço inoxidável com as do aço carbono. A porcentagem mais alta de carbono permite que a lâmina aceite e mantenha melhor a afiação.
Cerâmica: as facas de cerâmica são muito mais leves, não oxidam e demoram mais para perder o fio. Contudo são muito frágeis e se quebram facilmente em quedas.



Tipos de Facas
1. Faca do chef (ou faca francesa): essa é uma das facas que não pode faltar, é utilizada para diversos tipos de tarefas, normalmente tem de 8 a 12 polegadas de comprimento.

2. Faca de carne: é como uma faca de chef, porém mais leve e menor, usada para tarefas de cortes mais leves. A lâmina normalmente tem de 5 a 8 polegadas de comprimento.
3. Faca de legumes: essencial para cortes menores, essa é uma faca curta, usada para aparar e cortar frutas, vegetais e outras miudezas, sua lâmina mede de 2 a 4 polegadas.
4. Faca de desossa: é uma faca mais fina, curta e rígida, é utilizada para separar a carne crua dos ossos e mede cerca de 6 polegadas.

5. Faca para filetar: utilizada para tirar filés de peixe, é semelhante à faca da desossa em forma e tamanho, porém é mais fina e flexível.
6. Faca de fiambre: serve para tirar fatias finas de peixes, como sashimis, por exemplo. É uma faca longa e muito flexível, com ponta arredondada.

7. Faca trinchante: utilizada para fatiar carnes cozidas e salmão defumado. Tem uma lâmina longa com serras e ponta arredondada ou aguçada. A lâmina pode ser rígida ou flexível.
8. Cutelo: é uma faca mais pesada e maior, tem uma lâmina retangular (que varia de tamanho) e é utilizado para picar. É pesado suficiente para cortar ossos.
9. Faca tourné: semelhante à faca de legumes, essa também é uma faca pequena, porém sua lâmina é curvada para facilitar o corte de superfícies curvas de vegetais torneados.
10. Faca de ostra: é uma faca curta, menor que a de legumes; contém uma lâmina resistente e dura para auxiliar na hora de abrir conchas.
11. Santoku: assim como a faca de chef, a santoku é utilizada em vários tipos de tarefas. Originária do japão, ela é uma faca mais leve, mais dura e um pouco menor que a de chef. Muitas possuem lâminas alveoladas e são ótimas para o dia-a-dia.

12. Cimitarra: é uma faca semelhante à espada de mesmo nome, porém de tamanho reduzido. Sua lâmina é curva e pontiaguda.
13. Facas com lâminas alveoladas: essa lâmina alveolada serve para ter uma camada de ar entre o alimento e a mesma, afim de evitar que os alimentos que são fatiados grudem na faca.

14. Facas para queijos: há diversos tipos de lâminas para se cortar queijo, as mais comuns são as que possuem furos no meio da lâmina para que queijos mais macios e cremosos não grudem na mesma. São comuns também os que tem uma espécie de "gancho" no fim, para espetar o queijo.
15. Tesoura de destrinchar: é uma tesoura de cozinha que auxilia na destrincha de aves, para separar seus membros com facilidade.
16. Mezzaluna: possuí uma lâmina resistente e arredondada em forma de meia-lua que é ligada por dois cabos, ao invés de um, permitindo assim a facilidade de picar finamente ervas e aromáticos em geral.
17. Cuchillo jamonero: é uma faca comprida e flexível que é utilizada para tirar fatias finas do Jámon (um presunto espanhol curado e envelhecido).



18. Bisturi: é um instrumento cortante que possui grande precisão. Sua lâmina é bem pequena e normalmente é usado em padarias para fazer os cortes típicos em cima dos pães.

Bonus! Sabre: o sabre é um tipo de espada também utilizado na esgrima. Na gastronomia ele é utilizado para a arte cenográfica de abrir vinhos por um sommelier, a sabrage.


Dicas

Superfície de corte: use uma superfície adequada para cortar: cortar diretamente sobre superfícies de metal, vidro ou mármore vai cegar, e finalmente, danificar a lâmina da faca. Para evitar que isso ocorra, sempre use tábuas de propileno (um tipo de plástico) ou fibra de bambu.


Armazenamento: as facas devem ser adequadamente guardadas: há diversas maneiras práticas e seguras de armazenar facas, inclusive em kits, rolos, fendas, racks e prendedores magnetizados. Qualquer que seja o sistema de armazenamento, deve ser mantido tão limpo quanto as facas.

Cabo da faca: deve encaixar-se na mão confortavelmente, se isso ocorrer, reduz-se a fadiga.

E aí, gostou de conhecer todas essas facas diferentes e dicas de uso? Compartilhe com seus amigos e divirta-se na cozinha! ;)

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Siga o Gastromundo por aí


Agradeço pela visita! Espero que tenha gostado. Volte sempre e indique para seus amigos! :)

Encontre no Gastromundo

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!