Biscoitinhos de Manteiga

Hummm, sabe aqueles biscoitinhos crocantes e saborosos, bem amanteigados, que parece até que derretem na boca? Então, são esses biscoitinhos que você vai fazer e amar.

E se você viu a receita anterior de creme de leite fresco, fez a manteiga com ele, clarificou, e não sabe o que fazer: aqui está sua solução mais que deliciosa! Hummm, dá água na boca só de pensar.

Então vamos a receita...


Biscoitinhos de manteiga

Ingredientes
1 xícara de manteiga sem sal (pode ser aquela caseira da receita, pode ser a clarificada, ou não, vai do seu tempo e vontade de fazer tudo aquilo antes.)
1 xícara de açúcar
1 ovo grande
1 colher de sopa de essência de baunilha (ou se você tiver a baunilha mesmo, as sementes de uma)
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa (não muito cheia) de fermento em pó
1 pitadinha de sal

Dica
O fermento faz a massa crescer um pouquinho e se esparramar, como vai ver que tem que ficar bastante tempo colocando no freezer e tirando pra que a manteiga não fique mole dentro do biscoitinho, se quiser tirar o fermento da receita porque está com pressa (ou não tá com saco mesmo de ficar tanto tempo na cozinha), pode tirar sem medo. :)

Modo de preparo
Primeiro vamos bater a manteiga e o açúcar na batedeira (ou na mão, pequeno aventureiro) em velocidade baixa. É só bater até tudo ficar bem incorporado. (E é sempre bom dar aquela limpada nas bordas do bowl pra que não fique nenhum pedacinho nas bordas sem misturar direito).
E também não bata muito a massa! Porque caso bata demais, o biscoito fica muito fofinho e perde o formato (se você não se importar e quiser um biscoito pra lá de fofo, vá em frente. Mas essa receita já deixa o biscoito no ponto ideal).

Então acrescente o ovo, ainda batendo devagar e tirando o excesso das bordas pra ficar homogêneo.

Coloque a baunilha.

Figura: massa crua do biscoito (sem farinha) na batedeira


E por fim, vá acrescentando a farinha aos poucos, com o sal e o fermento em pó.

Bata pouco, só até tudo ficar bem misturadinho.

Daí você pega a mistura e coloca entre dois pedaços de plástico filme. (como eu acho o plástico filme muito sensível e fácil de rasgar, eu prefiro usar aqueles saquinhos de colocar ingredientes soltos, tipo daqueles que tem no mercado pra pegar as frutas, sabe? Mas se não tiver tudo bem, vai fundo com o plástico filme!)

A massa vai ficar parecida com essa:

Figura: massa do biscoito crua 

Depois que estiver entre os plásticos, dá uma alisada com um rolo de macarrão, ou qualquer coisa que ajude a massa ficar mais fina e reta, mais ou menos assim:

Figura: massa do biscoito lisinha pra ir pro freezer

Aí coloca essa massa em cima de uma superfície reta (pode ser até o fundo da assadeira que vai usar), e deixa no freezer por pelo menos uma hora.

Depois dessa hora você pode tirar do freezer, e aos poucos deixar a massa ir voltando um pouquinho pra temperatura ambiente para que a manteiga se torne mais macia e seja mais fácil de movimentar a massa.

Pode abrir mais ela pra ficar mais fininha, ou pode fazer biscoitos mais fininhos, vai do seu gosto. Aí é só cortar com cortadores de biscoito, ou com a boca de um copo que você tenha em mãos e vai colocando em uma assadeira que caiba no freezer. Quando estiver tudo na assadeira, volte ao freezer por uns 15 minutos (de 10 minutos a 1 hora, não faz mal deixar mais, mas é melhor não deixar menos se não quiser que os biscoitos percam o formato na hora de assar).

Figura: massa crua cortadinha depois de ficar no freezer


Coloque no forno pré-aquecido a 180 graus C. Deixe que assem por uns 10 minutos mais ou menos. Ou até que a parte debaixo dele fique bem douradinha. (O tempo vai depender do seu forno e do tamanho dos seus cookies)

Quando eles acabarem de sair do forno ainda estarão meio moles no meio... Deixe eles fora do forno pra esfriarem um pouco e eles ficam naturalmente fofinhos e crocantes e deliciosos!

Figura: depois de assados

Aí tá pronto. E vai depender se você quer fazer só um pouquinho, ou se sua forma cabe bastante biscoito e se seu freezer cabe todos aqueles cookies de uma vez só. Como fiz de pouquinho em pouquinho, achei mais fácil cortar os formatos mas não tirá-los da massa toda. E levar essa massa com os formatinhos semi-cortados pro freezer, aí tirava eles do congelador, colocava só a parte cortada na assadeira, deixava mais uns minutinhos no freezer e aí assava.

Depois vai pegando o jeito e fazendo da maneira que achar melhor, mas de qualquer forma, o segredo é não deixar a massa ficar muito mole pra você mexer (porque fica difícil e pode desenvolver um pouco mais de glúten do que o necessário). E pra colocar no forno, estarem bem frios e duros.

Vai colocando e tirando do congelador quantas vezes forem necessárias.


Aproveitem! nomnomnom

Essa receita que eu fiz, deixei a massa bem fininha, e os cortadores eram meio pequenos então:

Difícil de fazer? Um pouco trabalhoso, mas não difícil.
Tempo necessário pra fazer a receita: depende de quantos biscoitos vai fazer e quanto cabe no freezer. Pra receita toda eu levei umas 4 horas.
Rendimento: 100 biscoitos pequenos e finos.
Durabilidade: como é um biscoito sequinho, diria que uns 30 dias sem problemas (é só deixar num pote bem fechadinho), mas aqui em casa mal durou uma semana, porque são muito gostosos. haha


Receita retirada do site sweetopia. (OBS: diminui pela metade a receita) Eles também tem um canal no youtube, gostei bastante dos dois, mas fiquem avisados que está em inglês.

Até a próxima!
cute-bunnies-tongues-4
Figura: coelhinho com a língua de fora, cutie pie

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Siga o Gastromundo por aí


Agradeço pela visita! Espero que tenha gostado. Volte sempre e indique para seus amigos! :)

Encontre no Gastromundo

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!