Antepasto de Berinjela e Pimentões

Se você perdeu a parte um do dia das mães corre que ainda da tempo de aprender, as receitas são super fáceis de fazer e super rápidas também, e tenho certeza que sua(s) mãe(s) vai/vão adorar!

Passando pelo café da manhã na cama, chegamos ao almoço, ou a qualquer parte do dia, na verdade, porque essas belezinhas ficam boas em qualquer ocasião: acompanhando almoço, jantar, um pãozinho no meio da tarde, sozinhas, com ovo, com pão, com lasanha, com pão, até no café da manhã! Mencionei que fica bom com pão? Eu adoro essa receita, e está como receita de dia das mães porque além de ser fácil de fazer, a minha mãe faz sempre!



Parte dois: antepasto de berinjela e pimentões
Ingredientes
1 berinjela grande
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
4 dentes de alho (mais ou menos, coloque a gosto)
Azeite

Opcionais: sal, aliche em pedaços pequenos (são bem salgados, cuidado), azeitonas verdes ou roxas picadas, cebolas em fatias finas (elas diminuem a validade da receita), uvas passas brancas ou pretas, alcaparras, orégano, outros temperos (como salsinha, manjericão, pimenta-do-reino, pimenta calabresa seca, etc), e o que der na telha. :)



Modo de preparo

Retire a casca da berinjela e corte-a em tirinhas (não muito finas, nem muito grossas) de aproximadamente 4 dedos de comprimento. Deixe as berinjelas em um recipiente meio fundo e cubra-as com água e um punhado generoso de sal. Pode deixar de molho por uns 30 minutos.
A água vai ficando meio preta, é normal. Quando passar esse tempo (mais ou menos), retire as berinjelas e as amasse bem com as mãos para tirar toda a água. Isso faz com que a berinjela não fique com aquele gosto amargo. Coloque-as na assadeira que vai usar e reserve.




Corte os pimentões em tirinhas parecidas com a da berinjela (pode usar com casca mesmo)* e os coloque na forma também. Pique os alhos em pedaços pequenos e jogue por cima de tudo.
Acrescente o que quiser de sabores opcionais! Misture bem e regue com uma quantia generosa de azeite.

Coloque a forma, coberta com papel alumínio, no forno pré-aquecido a 180 graus Celsius por aproximadamente 30-40 minutos. Depois desse tempo retire o papel alumínio com cuidado e deixa por mais uns 10-15 minutos.

Pode servir já em seguida, mas eu prefiro deixar tudo esfriar, colocar em um pote com tampa e comer assim, nem muito frio, nem muito quente. Para conservar por mais tempo, deixe na geladeira em um pote fechado por até 5-8 dias (mais ou menos). Não deixe muito tempo para fora da geladeira pois a mistura pode fermentar e ficar com gosto de azedo.

*Caso não queira utilizar os pimentões com casca siga as seguintes instruções:
1. Espete o pimentão em um garfo, de preferência um garfo mais comprido, para não ter perigo de queimar as mãos.
2. Coloque o pimentão diretamente em contato com o fogo (se tiver forno a lenha melhor ainda). Isso mesmo, não tenha medo. A casca vai ficar bem preta e queimada, é isso que queremos.
3. Vá virando o pimentão até que a casca inteira esteja preta.
4. Retire do fogo e abafe-o. Pode colocar o pimentão em um pote bem fechado ou em um saquinho de comida também bem fechado.
5. Deixe abafar por alguns minutos e abra o saquinho.
6. A casca deve estar fácil de sair agora. Com a mão, ou com a ajuda de uma faca pequena, vá puxando as cascas até tirar tudo.
7. Pronto! Lave rapidamente os pimentões para tirar qualquer resíduo de queimado e já pode usar assim.



E aí, gostou das dicas e da receita de dia das mães? É muito gostosa, e nem parece que é super saudável, né? Compartilhe com os amigos e teste em casa!
Até a próxima! ;)

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Siga o Gastromundo por aí


Agradeço pela visita! Espero que tenha gostado. Volte sempre e indique para seus amigos! :)

Encontre no Gastromundo

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!