Brigadeiro Branco de Cachaça

Marvada, cátia, a-do-diabo, aquela-que-matou-o-guarda, assovio-de-cobra, bafo-de-tigre, chá-de-cana, cura-tudo, branquinha, danada, elixir, gasolina, gengibirra, iá-iá-me-sacode, goró, lágrima-de-virgem, levanta-velho, aguardente, moça-branca, maria-meu-bem, óleo-de-cana, pinga, purinha, remédio, saideira, suor-de-alambique, suor-de-cana-torta, tira-juízo, urina-de-santo, veneno, xarope-dos-bebos, ou qualquer que seja o nome que você dá pra cachaça, dia 21 de maio é comemorado o dia dela! E como não podia faltar, viemos fazer receita com a "mardita"!



Brigadeiro Branco de Cachaça
Ingredientes
1 lata (395 g) de leite condensado
2 colheres (de sopa) de manteiga (ou margarina)
1 dose de cachaça (50 ml) (Se quiser mais forte pode ter o "chorinho")

Modo de preparo
Coloque o leite condensado, a margarina e a cachaça em uma panela pequena. Misture bem e deixe em fogo médio ou baixo. Continue mexendo até que a mistura comece a engrossar. Lembre-se de raspar as bordas para não perder nada de conteúdo e não cristalizar o açúcar do leite condensado.

Quando o brigadeiro estiver soltando do fundo da panela*, está pronto.

Coloque em um prato ou recipiente untado com um pouco de óleo vegetal ou manteiga, unte também a parte de cima da massa e cubra com uma tampa ou um plástico filme. Deixe amornar e coloque na geladeira para esfriar completamente.

Retire da geladeira e faça bolinhas. Enrole-as em açúcar cristal ou coco ralado fininho.

Dica: para saber se o brigadeiro está no ponto, vire a panela de ladinho e veja se a massa cai inteira para o lado, sem grudar no fundo. Na dúvida, mexa mais um pouco, espalhe a mistura por toda a panela e vire novamente. O doce tem que soltar completamente do fundo, caindo para o lado virado da panela. E assim, está no ponto de enrolar! (Se não tem muita experiência fazendo docinhos, opte por uma panela que não seja antiaderente, assim fica mais fácil de saber o ponto certo!)


E aí, curtiu a receita com a cachaça? E os nomes, conhecia algum? Você chama de um nome diferente aí na sua casa? Conte aqui nos comentários!

Até a próxima! ;) Não esqueça de testar a receita e compartilhar com os amigos.

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Siga o Gastromundo por aí


Agradeço pela visita! Espero que tenha gostado. Volte sempre e indique para seus amigos! :)

Encontre no Gastromundo

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!