St. Patrick's Day

Saint Patrick’s Day, ou o dia de São Patrício é uma data que é comemorada na Irlanda, nos Estados Unidos, em algumas províncias do Canadá, e em alguns outros países.

Antes considerado um feriado religioso, agora é um feriado nacional que celebra o santo padroeiro da Irlanda. Muitos cristãos vão à missa neste dia, mas também é um dia em que as restrições de comidas e bebidas alcoólicas da quaresma são retiradas, e talvez por causa disso que o feriado ficou tão comumente conhecido como um dia de consumos exorbitantes de bebida alcoólica.


Há desfiles e festivais realizados nesta data, e também há o costume de se vestir de verde e usar o tão famoso trevo de três folhas (que apesar de ser mais conhecido pelo seu parente de 4 folhas dar sorte, o trevo é símbolo de São Patrício pois o mesmo utilizou-se dessas pequenas folhinhas para explicar a santíssima trindade aos irlandeses pagãos de sua época).


Mas agora que vocês já sabem um pouquinho sobre a história, vamos pular para o que é bom mesmo: comida.

Boxty (Panquecas Irlandesas)
Ingredientes
1 1/2 xícaras de batata crua ralada (230 g)
1 xícara de purê de batata (200 g)
1 xícara de farinha de trigo (125 g)
1 ovo
120 ml de leite
1 colher (de sopa) de fermento em pó
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite ou manteiga a gosto para fritar

Modo de preparo
Descasque as batatas e separe-as em duas partes: uma irá cozinhar para virar purê, a outra será utilizada crua. Cozinhe as batatas até estarem moles, desligue o fogo, retire-as da água e as amasse com um garfo ou um amassador de batatas, acrescente 1 colher de sopa de leite para deixá-las mais macias.
Rale no ralo grosso a outra parte das batatas. Lave em água corrente para tirar um pouco do amido e seque em pano limpo ou papel toalha.

Misture bem o leite com o ovo e os temperos.

Junte em um bowl: as batatas raladas, a farinha de trigo e o fermento em pó, misture bem e acrescente o purê de batata e a mistura de leite e ovo. Misture. A massa deve ficar mais grossa do que a massa de panquecas americanas.

Em uma frigideira coloque uma camada generosa de manteiga ou azeite, aqueça, e coloque porções de duas colheres (de sopa) da massa. Deixe em fogo médio e tampe. Deixe cozinhar por aproximadamente 4-6 minutos e retire a tampa. Vire as panquecas e deixe por mais 5 minutos. Se achar necessário, vire-as mais uma vez para dourar.

Estão prontas suas panquecas irlandesas para seu café da manhã! Ovos mexidos e fatias de bacon fritas (ou assadas) podem ser o acompanhamento perfeito para essas panquecas de batata!

O que achou dessa receita? Diferente? Teste em casa e sirva para os amigos!
Até a próxima. ;)

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Siga o Gastromundo por aí


Agradeço pela visita! Espero que tenha gostado. Volte sempre e indique para seus amigos! :)

Encontre no Gastromundo

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!